Produtos       -        Trajetória        -        Orçamento        -        Como chegar       -        Fale conosco        -        Trabalhe conosco        -        Voltar 

Dicas para ter um ótimo resultado

 

  REVESTIMENTOS CERÂMICOS A harmonização de outros elementos de decoração com os revestimentos cerâmicos é bastante simples. Basta seguir as dicas abaixo:

REVESTIMENTOS DE CORES QUENTES . fazem uma melhor composição com acabamentos onde há a predominância do dourado. Como exemplo, prefira utilizar os revestimentos de fundo bege com festones de detalhes em ouro, aliando-se a esta composição louças bege com metais dourados. 2. fazem uma melhor composição com materiais naturais ou de mesmo tom. Como exemplo, pode-se utilizá-los em conjunto com móveis e acessórios em madeira, junco, ratam, fórmica ou pátina, valendo-se de um dos tons do fundo ou do festone como base. Exemplo, pode-se utilizá-los em conjunto com móveis e acessórios em madeira, junco, ratam, fórmica ou pátina, valendo-se de um dos tons do fundo ou do festone como base.


 

REVESTIMENTOS DE CORES FRIAS . fazem uma melhor composição com acabamentos onde há a predominância do cromado (prateado). Como exemplo, prefira utilizar os revestimentos de fundo cinza com festones de detalhes em platina, aliando-se a esta composição louças cinza com metais cromados. 2. fazem uma melhor composição com materiais mais modernos ou de mesmo tom. Como exemplo, pode-se utilizá-los em conjunto com móveis e acessórios em aço, vidro, fórmica ou pátina, valendo-se de um dos tons do fundo ou do festone como base.

MÁRMORES E GRANITOS Sugere-se aqui a combinação das cores do fundo do revestimento ou do festone com os mesmos tons de mármores ou granitos (tom-sobre-tom), evitando-se com isso a desvalorização do revestimento.
Pinte ,você mesmo?
Encurtando o Ambiente.
Para uma sala retangular muito comprida, por exemplo, pinte as paredes menores com uma cor mais escura.
Alongando Ambiente Quadrado. Aplique cor mais escura em duas paredes, uma de frente para a outra. Escondendo Objetos. Pinte a parede no mesmo tom do objeto que você quer esconder.
Destacando Objetos. Aplique uma cor intensa ou contrastante na parede de fundo.
Rebaixando o Teto. Pinte o teto com uma cor mais escura do que a das paredes.
Elevando o Teto. Pinte o teto com uma cor mais clara que a das paredes.
Alargando o Corredor. Pinte as extremidades do corredor (paredes menores) e o teto com uma cor mais escura do que a das paredes que acompanham o sentido do corredor.
Alongando a Parede. Nesse caso, é fundamental que a parede seja bicolor, com a divisa entre as duas cores à meia altura (nessa separação, pode-se inclusive aplicar um barrado). Na parte de cima da parede, o tom deve ser mais claro do que a cor da parte de baixo.
Encurtando a Parede. Exatamente a situação inversa do item acima. A parte de cima da parede deve ser de um tom mais escuro que a cor da parte de baixo.

MORADIAS CUIDADOS PRELIMINARES
O primeiro passo para construção de moradias numa propriedade rural é dispor de um projeto bem elaborado. Isso garante o atendimento de todas as necessidade do futuros usuários da benfeitoria e a qualidade e durabilidade da obra. Também evita disperdícios durante a construção e reduz enormemente o custo da benfeitoria.
O projeto deve incluir a especificação e a quantidade de todos os materiais a serem usados, inclusive as instalações hidráulicas e elétricas. Esses dados são importantes porque, sem eles, é impossível fazer um orçamento do custo total da obra. O projeto deve ser feito por um profissional habilitado ( engenheiro agrícola ou civil, arquiteto, agrônomo ou técnico em edificações) que também assuma a responsabilidade técnica pelo projeto e pela execução da obra, uma exigência legal das prefeituras municipais e do CREA.
Outros aspectos que também devem ser analisados antes do início da construção: - Escolha do terreno onde a benfeitoria vai se localizar, levando em conta, inclusive, a resistência do solo, para aguentar o peso da construção; - Proteção contra enchentes, assoreamentos e mau cheiro; - Posição em relação ao sol aos ventos dominates, para garantir iluminação e temperatura adequadas; - Proximidade de fontes de abastecimento de água e de energia elétrica; - Facilidade de acesso; - Nivelando do local onde a moradia vai ser construída.

1) Fundações A primeira etapa efetiva da construção das fundações. O tipo de fundação a ser utilizado depende da resistência do terreno sobre o qual vai ser erguida a casa. Na maioria dos casos, é usado o baldrame, com 20cm de largura e 40cm de altura. Para facilitar, a fundação pode ser feita com blocos-canaletas. Quando o terreno não tem resistência para aguentar o peso da construção (terrenos moles, algados, brejos, etc.) são necessárias brocas (estacas) para escorar o baldrame.
Outra solução para terrenos fracos é o radier.

2) Paredes As paredes da casa podem ser erguidas com tijolos ou blocos de concreto. O quadro abaixo mostra as quantidades necessárias por metro quadrado de parede. Para saber a quantidade total, basta multiplicar a área total das paredes pelo número de unidade por metro quadrado.
QUANTIDADE DE TIJOLOS E BLOCOS ( PAREDES DE 10CM) Tipo Quantidade por metro quadrado de parede Instruções de uso blocos de concreto (9cm X 19cm X 20cm) 13 blocos Compre um pouco a mais por causa das quebras tijolos de barro maciço (5cm X 10cm X 20 cm) 92 tijolos tijolos cerâmicos (6 ou 8 furos) (10cm X 20cm X 20cm) 23 tijolos Os blocos de concreto rendem mais e são a solução mais econômica, na maioria dos casos.
Quando as paredes são erguidas, já devem ter deixados os vãos para portas e janelas, previstos no projeto. Na primeira fiada de blocos acima desses vãos, deve ser colocada uma viga de concreto armado (verga) que também pode ser feita com blocos-canaletas. Tarugos de madeira devem ser chumbados nas faces laterais dos vãos, para posterior fixação das esquadrias. Sobre a última fiada de blocos e ao longo das paredes, deve ser feita uma viga denominada cinta de amarração, que também pode ser executada com blocos-canaletas. É importante prever, junto com o eletricista e o encanador o melhor lugar para rasgar as paredes, para colocação dos eletrodutos e encanamentos e a etapa da construção em que isso deve ser feito. Esse cuidados evitam grandes desperdícios de material e de mão de obra. Tanto os tijolos como os blocos podem ser comprados em lojas de material de construção. Muitas delastambém vendem esquadrias (portas, janelas, vitros) prontas em diferentes modelos e tamanhos.

3) Laje A lajes aumentam o valor, o conforto e a segurança das moradias. As mais comuns são as de concreto armado, executadas no local, ou as pré-moldadas de concreto, compostas de vigotas "T" ou vigotas treliçadas e lajotas ( tavelas). As lajes pré-moldadas são as mais econômicas e mais simples de executar. Para montar as lajes pré-moldadas, basta apoiar as vigotas sobre as cintas de amarração das paredes, no sentido da largura do cômodo, encaixar as lajotas nos vãos intermediários e fazer uma capa de 3cm a 5cm de concreto sobre o conjunto. Existem muitos fabricantes de lajes pré-moldadas no país. Os seus endereços constam das páginas amorela das listas telefônicas, em geral sob o título "Lajes". Eles também podem ser localizados por intermédio das lojas de material de construção de sua cidade.

4) Telhado Existem vários tipos e modelos de telhas.Os arquiteto e projetistas exploram essa particularidade para dar personalidade e maior conforto térmicos às casas. As telhas podem ser de fibrocimento ( cimento-amianto), argamassa de cimento, barro (cerâmica) ou ardósia. Cada uma exige um madeiramento diferente.
Os telhados mais simples e econômicos são os de uma ou duas águas feitos com telhas de fibrocimento. Existe uma grande variedade de telhas de fibrocimento no mercado, com diferentes desenhos, espessuras e comprimentos. Algumas delas podem vencer vãos de até 7m, sem apoio intermediário. É importante dar inclinação (caimento) correta ao telhado. Se a caixa d'água for instalada no forro, é preciso prever o espaço necessário e também um acesso fácil, para limpeza e reparos. Essa caixa deve ficar a uma altura suficiente para que haja pressão adequada da água nas torneiras, no vaso sanitário e no chuveiro.
As lojas de material dipõem de catálogos do fabricantes de telhas de fibrocimento com dados sobre os tipos, as dimensões, o madeiramento necessário e os cuidados no transporte, no manuseio e na montagem.

5) Esquadrias Os batentes das portas e das janelas de madeira são fixados diretamente nos tarugos de madeira chumbados nas paredes. É importante não esquecer de nivelar e esquadrejar os batentes. Também é necessário deixar um espaço para o acabamento do piso, quando marcar as soleiras das portas e a altura dos peitoris das janelas. É melhor contratar um carpinteiro para colocar as portas. Quase sempre els precisam ser aplainadas e necessitam de encaixes para a colocação das dobradiças e das fechaduras. Em geral, as janelas e os vitrôs ou basculantes são vendidos com todas as ferragens. Alguns já vêm até com os vidros colocados. Mas se não vierem com os vidros, é preciso chamar um vidraceiro.

6) Instalação Nesta etapa da obra, é preciso contar com a participação de um profissional qualificado (encanador, bombeiro). Ele vai ajudar na elaboração do projeto, especificação dos materiais e no cálculo da suas quantidades.
Algunas fabricantes produzem um "kit" (conjunto complemento com os canos cortados na medida certa e todos os acessórios necessários, muito prático para instalações mais simples. Folhetos com informações detalhadas para instalações residenciais de água fria podem ser encontrado em algumas lojas de material de construção que vendem material hidráulico .

7) Esgoto Neste caso, o ideal também é contar com a ajuda de um pofissional do ramo. Algumas lojas de material de construção que vendem material hidráulico dispõem de folhetos com informações úteis para a instalação da rede de esgoto. Um cuidado é fundamenta: não despeje o esgoto da moradia em valetas abertas, nem em córregos ou riachos. Isso os transforma em focos de poluição e doenças.

8) Instalação elétrica O primeiro passo é consultar a companhioa de eletricidade da região, sobre o local adequado para colocação dos postes e do relógio de luz. A intalação elétrica deve ser feita por um profissional habilitado. Ele vai especificar os materiais (caixas de luz, disjuntores, fusíveis, fiação, tomadas, interruptores, bocais e luminárias) e calcular as quantidades necessárias. Também nesse caso, algumas lojas de material de construção que vendem materiais elétricos dispõem de folhetos com informações muito úteis a respeito.

9) Revestimento O revestimento mais simples e econômico para paredes e tetos é feito com argamassas à base de cimento. O certo é fazer esse revestimento com 3 camadas: chapisco, massa grossa (emboço) e massa fina (reboco). O chapisco é a base de qualque revestimento. É recomendado também para paredes ou muros que não necessitem de qualquer revestimento. A argamassa do chapisco é feita de cimento, areia e água. As demais argamassas de revestimento têm um quarto componente que na maioria dos casos é a cal. Existem muitas argamassas de revestimento prontas, à venda nas lojas de material de construção.

10) Pisos O piso só deve ser feito quando a rede de esgoto já estiver colocada. Os pisos são construídos sobre uma base de concreto magro denominada contrapiso. Em geral, o contrapiso tem 8cm de espessura e é aplicado sobre o chão da casa, que deve ser bem nivelado e compactado. O piso mais simples e econômico é o cimentado. Ele nada mais é que um contrapiso de superfície alisada, muito usado também em calçadas. Os pisos de acabamento mais sofisticados, como cerâmicas, ladrilhos, tacos ou outros materiais, são assentados com uma argamassa aplicada obre o contrapiso.

11)
Acabamento Os materiais e serviços de acabamento são os seguintes: - Louças e metais; - Ferragens; - Vidros; - Pinturas; - Limpeza. Louças e metais são encontrados nas lojas de material de construção. Há varias opções de escolha de vasos ou bacias sanitárias, lavatórios de banheiro, pias de cozinha, tanques, torneiras, sifões, ralos, (de metal ou plástico, etc. O encanador (bombeiro) sabe como instalar todas essas peças. As lojas de materiais de construção dispõem de instruções dos fabricantes para colocação das louças e metais. Embora muitas pessoa chamem de forragem os ferros de construção ou vergalhões usados no concreto armado, esse termo é mais apropriado para designar as dobradiças, fechaduras, maçanetas, travas, encontradas nas lojas de materiais de construção. Elas ppdem ser compradas também em estabelecimentos especializados, chamados de lojas ou casas de ferragens. A pintura é muito importante para proteger a casa contra o sol e a chuva. Também torna a moradia mais bonita. Cada tipo de pintura exige um preparo de superfície, uma mistura, u,a técnica de aplicação e um número de demãos diferentes. Por isso, consulte antes os fabricantes das tintas ou um profissional especializado (pintor). Sempre evite pintar sobre superfícies empoeiradas ou com tinta velha. TIPO DE PINTURA APLICAÇÃO TINTA Paredes intenas cal latex PVA banheiro,cozinha esmalte sintético óleo (barra lisa) externas cal latex latex acrílico Esquadrias de ferro grafite esmalte sintético Esquadrias de madeira óleo esmalte sintético verniz

12) Compra de materiais O folheto "Mãos à Obra" distribuido nas lojas de mateiral de construção mostra, passo a passo, como construir uma pequena casa (39 metros quadrados), com a respectiva relação de materiais. Consulte a ABCP caso não consiga um exemplar desse folheto. Ao comprar os materiais, sempre dê preferência àqueles fabricados segundo as Normas Técnicas Brasileiras, identificados por marcas estampadas na embalagem ou no próprio produto.